7.23.2012


☆Um dia, na Polícia Federal☆ 



Outro dia fui à Polícia Federal para me registrar. É RNE( Registro Nacional de Estrangeiros), para estrangeira com visto permanente , que é obrigado a se registrar no Brasil.
Para registrar, teve uma entrevista(conversa) com um funcionário. Conversa foi assim mais ou menos.

Na entrada
funcionário : Entra e vá ao numero 15.

No momento perguntei a ela.
Eu : Mas eu não entendo português sem meu marido. Posso entrar com ele?
F : Não pode. Não tem problema sem falar português.

Uma preocupação veio na minha cabeça@@
 Ué? Como assim? Sem eu entender, como conversar? Mas tudo bem vou tentar.
F : trouxe boleto ?
E : (Na cabeça)Boleto? O que e????????????
E : o que?
F : Papel !
E : Ahhhh, sim. Aqui.
F : E …..(o nome do meu mario), quem é?
(Na minha cabeça) Que pergunta é essa? Está escrito aqui quem é!!!!!
E : MEU MARIDO!

Funcionário estava vendo os documentos que eu trouxe e disse sem sorriso, mostrando cara de frieza.
F : E aí, falta um cópia, tem que adicionar a copia de identidade do seu marido. Fala para ele tirar a cópia e depois volta aqui.
E : Tá bom.

Fui falar com meu marido e ele disse que no site do Polícia Federal, não estava escrito que precisava da cópia  E aí, voltei falar com funcionário.

E : Não estava escrito que precisava da cópia no site!
F : Mas tem que copiar.
(Na minha cabeça) hummm, se precisar, tem que escrever para tirar cópia!!, Mas tudo bem, vou falar para meu mairido.
E aí, funcioário me entregou uma senha.

Meu maridão tirou a cópia, esperamos por 30 ou 40 minutos até que a senha aparecesse no painel. 

De repente, outro funcionário gritou.
“ Numero( meu numero) Cadê????? Tirou copia??? Disse que voltasse depois de ter copaiado!!!!
NOSSA! O funcionário não me falou nada, só me entregou a senha!!!!!! Mas tudo bem, pode ser que EU não tenha entendido.@@

Depois disso, fui chamada pra entrar em outra sala para tirar a foto e dados digitais.

Na outra sala depois de tirar foto e dados digitais.
F : volta só depois de 6 meses.
(Na minha cabeça)@@ Só depois de 6 meses? Que demora! Mas tudo bem, volto depois de 6 meses.
E : Tá bom. Agora já tudo terminou, né?
F: sim

Voltamos para casa===
Foi um dia muito cansativo……..

2 件のコメント:

Gisa Simpson さんのコメント...

Nossa, eu reclamo da burocracia que os estrangeiros tem que enfrentar aqui na Italia... nao imaginava que aì no Brasil tambem era assim! Legal ver o nosso paìs com outros olhos, estou amando seu blog! Acho que jà disse antes, mas vou dizer de novo: Parabens pelo portugues!

Mari さんのコメント...

Olá, Gisa. Infelizmente, ouvi falar que tem muitos estrangeiros reclamando da Polícia Federal do Brasil. Pode ser que os brasileiros que residam no Japão também enfrentem mesma situacão. Como você disse, ver o que a gente está acostumado com outra visão faz com que se perceba o que não se imaginava, ne.

Obrigada pela sua visita!
Volte sempre que continuo a escrever sobre o Brasil!!
Afinal de contas, estou gostando!!